A contabilidade é mais do que mera burocracia


Quando o assunto é contabilidade ainda há quem pense que ela não passa de burocracia desnecessária ou de despesa cujos recursos poderiam ser mais úteis em outras áreas. Só que este raciocínio está muito longe da realidade porque ela é capaz de gerar lucro àqueles que a usam corretamente.

O gestor poderá usar as demonstrações contábeis, por exemplo, para controlar a margem gerada pelo negócio por quaisquer dos critérios destacados das operações que a empresa realizar. O balanço patrimonial elaborado de acordo com as exigências legais poderá ainda tornar possível a redução dos impostos que teriam que ser pagos caso os relatórios não estivessem disponíveis.

Em outras palavras, ao seguir a lei nesse assunto o empresariado pode obter ganhos variados em decorrência da organização de suas transações. O planejamento da atividade fica acessível, os gastos podem ser alocados nas áreas em que os recursos são mais necessários e as despesas e os tributos podem ser mantidos nos níveis mínimos permitidos pelas operações.