Fazer fracassar uma ideia, um projeto ou uma empresa não é tão difícil, basta observar algumas regras, cuja lista aqui mencionada não é exaustiva:
I - Recuse-se a ouvir a opinião de outras pessoas, afinal você tem inteligência privilegiada e percebe o que ninguém mais vê.
II - Não elabore orçamento algum, pois, considerando que sua intuição lhe dá sinais claros de que é preciso avançar, não há razões para a perda de tempo com burocracias.
III - Vá na mesma direção do mercado ou simplesmente confronte-o, se alguém perguntar o por quê, limite-se a responder "Porque sim".
IV - Despreze os seus colaboradores, pois são um mal necessário, representando apenas gastos, que devem ser tolerados ao mínimo.
V - Sonegue o quanto puder e guarde o dinheiro sob o colchão ou coloque-o logo no banco ou compre muitos brinquedos caros. Você tem sorte, os amigos do alheio não o alcançarão nem a Receita Federal.
VI - Como você sabe que a discussão sobre qualidade de produtos e processos não passa de conversa de consultor que não conhece o seu negócio como você mesmo, reduza os seus custos ao extremo, se possível um pouco mais ainda.
VII - Cavalgue com sua empresa de calote em calote, use e abuse de laranjas na composição do quadro social, já que alguém lhe afirmou que não há nada mais refinado em termos de blindagem patrimonial.
VIII - Minta bastante para convencer a clientela, conte uma estória para cada um, pois dificilmente você se confundirá ou entrará em contradição.
IX - Se for notificado ou autuado jogue esses papéis no cesto arquivo. Se algum agente do Estado vier a procurar-lhe, deixe-o falando sozinho ou mostre-lhe a sua mão.
X - Se bater o desespero, não hesite, busque apoio espiritual. Só não perca muito tempo com isso, pois, como você sabe que tudo não passa de lenda ou mito, se sair ileso, terá que planejar o próximo trambique.
Por outro lado, levar ao bom termo uma ideia, um projeto ou uma empresa também não é tão difícil, bastando igualmente observar algumas regras.