O posicionamento que conta no mercado


Quase toda empresa buscará em algum momento investir em medidas que fortaleçam a sua imagem e o seu posicionamento no mercado, podendo contar com o apoio de profissionais especializados no assunto, ao prepararem o plano de ação.

Mas, apesar da importância desse tipo de estratégia, que poderá ser mais ou menos dispendiosa em função dos objetivos a serem alcançados por meio das mídias que vierem a ser escolhidas, dentre as possibilidades, há um recurso que precisa ser sempre muito bem aproveitado: a rede de relacionamentos.

Embora seja também importante a conquista de uma rede cada vais mais numerosa, é preciso se assegurar de que a qualidade dos relacionamentos sejam compatíveis com os objetivos que foram traçados, pois não seria muito inteligente buscar o apoio de mídias para fortalecer a imagem da empresa ao tempo em que os vínculos interpessoais são destruídos pelo vigor de uma cultura desastrosa, de desrespeito aos públicos interno e externo.

Na prática, é como se pudéssemos ouvir o eco de antigas lições, como as que eram compartilhadas pelos comerciantes de outrora: as pessoas que recebem atenção, que são bem tratadas, tendem a divulgar uma imagem positiva da empresa, favorecendo futuros vínculos.

Mesmo um ex-colaborador poderá ser fonte de boas referências, caso tenha sido conquistado pelo ideal vigente na casa durante o tempo de convivência com líderes e demais trabalhadores; algo não muito diferente do que pode acontecer em relação a antigos clientes, desde que bem atendidos.

Em outras palavras, o posicionamento que conta no mercado não é o decorrente de estratégias elaboradas de propaganda e publicidade, mas o manifesto diariamente no relacionamento interpessoal, seja no contexto dos integrantes da empresa, seja no trato de clientes, de fornecedores e dos demais interessados.