Comunicação empresarial


Quando se cogita a respeito de comunicação empresarial normalmente nossa atenção se volta à assessoria de imprensa ou alguma das atribuições inerentes ao jornalismo.

Ao pensar assim estamos certos, mas também nos equivocamos, pois há uma dimensão dessa prática que escapa aos profissionais que se formaram para o seu exercício.

Por mais que a administração das empresas se esforce para direcionar o fluxo de informações ou mesmo para controlar o que circulará entre os usuários internos e o público externo, de forma semelhante a de um organismo, a comunicação tende a ultrapassar quaisquer fronteiras.

Há quem defenda que a cultura organizacional tem um dinamismo tal que nada nem ninguém conseguirá conter o seu fluxo impunemente.

Ora, se comunicar é preciso e até mesmo inevitável, não seria bem mais interessante se o conteúdo nos fosse favorável, ao menos, na maior parte das vezes?

Um sonho de consumo, claro, mas realizável a partir de pequenos passos. Bastará que, começando com a direção da empresa, busque-se alinhar o discurso e a prática aos reais anseios da sociedade, do público-alvo, dos colaboradores.

Assim, é muito importante para o êxito do empreendimento que a comunicação empresarial vigente coopere com os ideais previstos no plano de negócios, fazendo com que a missão ultrapasse a dimensão de mero jogo de palavras.