Personalidade e sucesso



Ser sincero, franco, verdadeiro é indispensável a quem busca construir uma carreira sólida ou garantir o posicionamento da empresa ou mesmo de sua marca em dado mercado, já que tal traço de personalidade tende a fortalecer o vínculo de confiança com o outro.

Naturalmente isso não significa que devêssemos dizer tudo o que sentimos ou pensamos a qualquer pessoa, em qualquer lugar ou tempo, de qualquer modo, pois é importante também que respeitemos o nosso próximo, levando em conta suas reais necessidades.

Ora, quem em sã consciência diria, por exemplo, a uma criança, ao próprio filho que não gostou dos traços de seu desenho, dos contornos de sua escrita, do jeito de sua fala ou mesmo de sua voz? Além do mais, não é porque amadurecemos que passamos a apreciar indelicadezas, desprezos, preconceitos.

Ou seja, em regra, colaboradores, clientes, fornecedores e todos com quem nos relacionamos esperam que nossa conduta guarde coerência com os valores que professamos ou que são necessários no meio em questão, sendo não só contraproducente, mas também prejudicial às relações o agir na contramão desse anseio.

Portanto, partindo da premissa de que a personalidade, e particularmente o caráter, não é imutável, quanto mais cedo identificarmos as características que são valorizadas ou mesmo um diferencial em nossa área de atuação melhor, porque aumentaríamos as chances de que a missão idealizada fosse bem sucedida e, neste sentido, os objetivos alcançados, evitando ainda as desagradáveis contradições.



Veja mais