Os profissionais da contabilidade e o Mercado


Muitos já se deram conta dos desafios decorrentes da relação dos profissionais da contabilidade com o mercado, mas infelizmente ainda há quem resista ao óbvio, ignorando o abismo próximo, além de dar causa ao risco de comprometimento da situação fiscal de sua clientela e, assim, impactar no planejamento, porventura, existente, o que, claro, se refletiria também nas finanças.

Tomemos como exemplo uma empresa cliente de assessoria e consultoria contábil e fiscal, que comercialize seus produtos, mercadorias ou serviços com adquirentes sediados em outro Estado ou Município. Ora, inexistindo expressa previsão em contrário, preliminarmente, a quem compete tomar as devidas providências, sejam quanto à assessoria, seja no âmbito da consultoria, acerca dos reflexos daquelas operações comerciais, junto ao contratante dos serviços contábeis?

Considerando que cada Fazenda tem a prerrogativa de dispor sobre as obrigações principais ou acessórias que alcançam os respectivos contribuintes, mesmo que na condição de responsáveis, a constatação é que os ditos profissionais causariam danos, em virtude da potencial omissão: por imprudência, negligência ou imperícia; por terem assumido o risco de produzir tais resultados; ou por insanidade (cujo transtorno é improvável, mas não impossível).